Pular para o conteúdo principal

Relacionamentos abusivos: saiba como identificá-los





Como posso identificar se estou em um relacionamento abusivo?
O que são pessoas tóxicas?
Estas perguntas são muito frequentes no consultório de Psicologia, vamos abordar hoje com mais detalhes alguns sinais de que você pode estar vivendo um relacionamento abusivo.
Seja um namoro, um casamento, relações de amizade, familiares ou de trabalho, todas as relações envolvem perdas e ganhos, este é um ponto importante. O problema é que em uma relação onde há muitas perdas e sofrimento, e você percebe que algo está errado, sentindo-se exausto e confuso, podemos dizer que se trata de um relacionamento abusivo. É difícil ver a situação como um todo quando estamos envolvidos, quem está de fora consegue ver mais claramente os abusos que estão acontecendo. O termo ‘pessoa tóxica’ significa que ocorre uma relação de co-dependência e ambos se encontram presos um ao outro.

Veja alguns sinais:

1 – Controle, monitoramento e fiscalização
Uma personalidade controladora tende a monitorar os passos das outras pessoas a quem se vincula, vivendo uma fantasia de que tem total conhecimento do que se passa na vida do outro. Por detrás desta atitude está o medo de perder o poder e controle sobre os outros o que é um dado claro de que precisa de acompanhamento psicológico. Se constantemente você vive relacionamentos onde há ciúmes e dominação, não havendo amizade, confiança e companheirismo, busque ajuda profissional.
2 – Vexames, humilhações, constrangimentos, calúnias e difamações
Se você está em um relacionamento onde sua imagem é denegrida, onde ocorrem situações vexatórias, constrangimentos, humilhações, calúnias e difamações principalmente em público, algo está muito errado. Apelidos jocosos, piadas a seu respeito, xingamentos são um claro sinal de abuso. Fique atento a fofocas e intrigas que ocorrem em sua ausência. Se você vive estas situações em ambiente de trabalho você está sendo vítima de assédio moral.
3 – Identidade
Se você está em um relacionamento onde a sua identidade e suas escolhas são desrespeitadas como a forma de se vestir, cor ou corte do cabelo, uso de maquiagem, etc ou suas rotinas pessoais como horários, trabalho, estudos, lazer são invadidas. Podem ocorrer poucos elogios e muitas críticas às suas escolhas, e a exigência constante de que você mude para agradar ao outro, cuidado pois estes são sinais claros de abuso.
4 – Isolamento
Fique atento ao isolamento que ocorre após a convivência com uma pessoa abusiva, perdendo contato com seus amigos e familiares, restringindo seu convívio social. Neste caso ocorre sutilmente uma exigência de tempo e dedicação apenas a esta pessoa, te afastando cada vez mais das pessoas que você gosta. Não caia nesta armadilha.
5 – Chantagem emocional
Tudo o que acontece de errado no relacionamento é culpa sua? Cuidado com as constantes chantagens emocionais e pessoas que se fazem de vítima, colocando você como o grande culpado. Relacionamentos assim trazem uma sensação de exaustão e de que nada do que você faz é suficiente para reparar os danos e estragos do relacionamento. Ocorrem também discussões e brigas constantes baseadas em exigências absurdas.
6 – Promessas vazias
Pedidos de desculpas e promessas vazias de que “Isso não acontecerá de novo” que logo se transformam em erros ainda piores e, como um círculo, a história se repete. Quando um casal faz as pazes é comum que haja troca de presentes, flores, viagens no estilo lua de mel e a promessa de mudanças por um comportamento mais adequado, mas nem sempre isso se cumpre.
7 – Negativismo e inveja
Pessoas que reclamam de tudo e não perdem a oportunidade de mostrar o lado negativo da vida a todo momento. Quando você está feliz por uma conquista e faz um comentário este tipo de pessoa irá te colocar para baixo na primeira oportunidade. Procure evitar este desgaste.
8 – Mentiras
Quando você percebe que uma pessoa de seu convívio inventa mentiras a todo momento e também pede para você confirmar estas mentiras para terceiros, sinal vermelho, você está em um relacionamento abusivo.
Estes são alguns sinais de que você pode estar em um relacionamento abusivo. Busque ajuda profissional para esclarecer suas dúvidas e buscar estratégias para lidar com estas situações e tantas outras.
Psicóloga Regina Murray Loureiro
Vitória-Régia Serviços de Psicologia

Acesse este link: e veja meus textos no site Artecult,canal Psicologia
http://artecult.com/relacionamentos-abusivos-saiba-como-identifica-los/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONAVÍRUS e PSICOTERAPIA: Atendimentos de Psicologia on line ou presenciais?

Os  atendimentos psicológicos  individuais de crianças, adolescentes, adultos e idosos, ocorrem presencialmente no consultório de psicologia clínica. É muito importante que os atendimentos sejam presenciais para que o psicólogo possa escutar a narrativa de seu paciente e também observar sua linguagem corporal. As informações obtidas pela linguagem corporal auxiliam no entendimento da dinâmica de cada paciente. Durante os atendimentos se estabelece o vínculo terapêutico entre a dupla paciente e psicólogo, este vínculo deve ser marcado pela confiança mútua, e ao longo das sessões ocorre uma jornada subjetiva em direção à reflexão e resolução de problemas. A periodicidade dos atendimentos em psicologia clínica é semanal e a duração de cada atendimento é de aproximadamente 50 minutos. Em momentos como este que estamos vivendo, de pandemia pelo coronavírus (Covid-19), isolados em casa desde o dia 16 de março de 2020 para evitar a propagação do coronavírus, todos os psicólogos foram

Serviços Vitória-Régia

Vitória-Régia Serviços de Psicologia Sejam bem-vindos à Vitória-Régia Serviços de Psicologia!!! Prestamos os seguintes serviços: Para alunos de Psicologia e psicólogos Psicoterapia individual e grupos   Atendimento individual a crianças Atendimento a adolescentes, individual e grupos Atendimento a adultos, individual e grupos Atendimento individual a idosos Psicoterapia individual e grupos para estudantes de Psicologia e psicólogos Acompanhamento terapêutico (Psicogeriatria e Psicologia Médica) Atendimento domiciliar, em lares geriátricos, clínicas e hospitais. Para pacientes internados, institucionalizados, acamados ou impossibilitados de sair de casa. Acompanhamento do paciente em parceria com o médico e equipe de cuidados) Para estudantes de Psicologia, psicólogos, profissionais da saúde, familiares e cuidadores de idosos Palestras, cursos e workshops. Atividades para a terceira idade, cuidadores e familiares 1. Terceira idade - Oficinas semanais de

Tricô e crochê MADAME MURRAY

Visitem o blog da minha tia!!! http://juliearte.blogspot.com/2010/10/nova-loja-madame-murray.html