Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?





Desde 16 de março de 2020 estamos vivendo mais de perto a pandemia de coronavírus (Covid-19)quando nós brasileiros entramos em período de isolamento em casa para evitar a propagação do vírus. Este período em casa pode gerar angústia, medo e ansiedade e é muito importante cuidar de sua saúde mental em momentos de adversidade.

A seguir algumas dicas para administrar esta faseauxiliando crianças e idosos, que são mais vulneráveis no processo.

ISOLAMENTO EM CASA – Esta fase é temporária, uma grande oportunidade para nos resguardarmos, evitando propagar a doença. Mas para algumas pessoas permanecer em casa parece um castigo. É preciso mudar esta forma de pensar com foco na oportunidade e não no isolamento. DICA: foco na sua proteção, o isolamento é uma oportunidade para você não adoecer.

FAMÍLIA EM CASA – Neste período temos o homeoffice para quem está trabalhando remotamente, estudantes sem aulas presenciais, crianças em casa com escolas/creches fechadas, idosos dependentes que moram com suas famílias, etc Com tanta gente em casa é necessário organização, disciplina e limpeza para tudo correr bem. DICA: foco na rotina com disciplina/horários de alimentação e atividades em geral, assim como divisão das tarefas de organização e limpeza.

A CASA – Investir seu tempo em casa para organizar itens acumulados em armários, como roupas, sapatos, brinquedos, livros, etc são uma ótima opção para passar o tempo e trazer um ambiente harmonioso ao lar. Uma mudança na decoração também pode ser uma boa opção.

LAZER E PRAZER – Para os momentos de descanso em casa temos as músicas, os livros, os programas de TV, seriados/filmes/documentários no streaming, videogames e as atividades que favorecem a interação dos grupos como jogos de tabuleiro, baralho, dominó, assim todos participam. DICA: Foco na interação de todos da família.

ALIMENTAÇÃO – Que tal preparar uma alimentação doce ou salgada junto com as crianças? Elas adoram estes momentos em família. DICA: A receita pode ser fornecida pela vovó.

NEGATIVIDADE – Evite falar de doenças, busque conversas positivas e cheias de esperança. Seja resiliente e motive as pessoas a serem também. Lembre-se do bambu que verga mas não quebra.

CRIANÇAS – Busque uma linguagem acessível ao explicar às crianças o que o mundo vem passando com a pandemia. Oriente-as em relação aos procedimentos de higiene e contato com outras pessoas.

EXERCÍCIOS FÍSICOS – Cuide de seu corpo. Com as academias fechadas a preguiça pode se instalar. É possível fazer atividades em casa como alongamento, hatha yoga e ginástica localizada. DICA: buscar vídeoaulas na internet e não deixar de fazer exercícios neste período.

CONTATO COM PESSOAS QUERIDAS – Com a tecnologia é possível se conectar às pessoas queridas sem sair de casa. DICA: Telefonar, enviar mensagem, e-mail, fazer uma chamada de vídeo e perguntar aos amigos e familiares como estão passando neste período, demonstrando um carinho todo especial.

TER HORÁRIO PARA SE INFORMAR - Busque notícias em horários específicos. Buscar informações duas vezes ao dia é suficiente, tomando cuidado com excesso de horas conectado a um dispositivo.

ONDE BUSCAR INFORMAÇÃO? Para evitar a propagação de Fake News busque informações atualizadas de fontes confiáveis sobre saúde e sobre a pandemia.

VIDA FINANCEIRA – Neste momento de incerteza econômica muitas pessoas estão sendo diretamente afetadas pela perda das vendas, de clientes, de serviços, de negócios, etc. Este momento pede atenção e controle dos gastos em cartões de crédito por exemplo, evitando o endividamento.

Psicóloga Regina Murray Loureiro
Vitória-Régia Serviços de Psicologia
Acesse o link: e veja este texto no site Artecult canal Psicologia com mais textos de minha autoria. Não deixe de comentar!
http://artecult.com/coronavirus-como-manter-a-saude-mental-em-tempos-de-pandemia/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serviços Vitória-Régia

Vitória-Régia Serviços de Psicologia Sejam bem-vindos à Vitória-Régia Serviços de Psicologia!!! Prestamos os seguintes serviços: Para alunos de Psicologia e psicólogos Psicoterapia individual e grupos   Atendimento individual a crianças Atendimento a adolescentes, individual e grupos Atendimento a adultos, individual e grupos Atendimento individual a idosos Psicoterapia individual e grupos para estudantes de Psicologia e psicólogos Acompanhamento terapêutico (Psicogeriatria e Psicologia Médica) Atendimento domiciliar, em lares geriátricos, clínicas e hospitais. Para pacientes internados, institucionalizados, acamados ou impossibilitados de sair de casa. Acompanhamento do paciente em parceria com o médico e equipe de cuidados) Para estudantes de Psicologia, psicólogos, profissionais da saúde, familiares e cuidadores de idosos Palestras, cursos e workshops. Atividades para a terceira idade, cuidadores e familiares 1. Terceira idade - Oficinas semanai...

CORONAVÍRUS: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?

Desde 16 de março de 2020 estamos vivendo mais de perto a pandemia de  coronavírus  (Covid-19), quando nós brasileiros entramos em período de isolamento em casa para evitar a propagação do vírus. Este período em casa pode gerar angústia, medo e ansiedade e é muito importante cuidar de sua saúde mental em momentos de adversidade. A seguir algumas dicas para administrar esta fase, auxiliando crianças e idosos, que são mais vulneráveis no processo. ISOLAMENTO EM CASA  – Esta fase é temporária, uma grande oportunidade para nos resguardarmos, evitando propagar a doença. Mas para algumas pessoas permanecer em casa parece um castigo. É preciso mudar esta forma de pensar com foco na oportunidade e não no isolamento.  DICA : foco na sua proteção, o isolamento é uma oportunidade para você não adoecer. FAMÍLIA EM CASA  – Neste período temos o homeoffice para quem está trabalhando remotamente, estudantes sem aulas presenciais, crianças em casa com escolas/crech...

COVID-19: Como identificar se você precisa de um psicólogo ou psicóloga on line durante a pandemia?

Nós brasileiros estamos vivendo a pandemia pelo  CORONAVÍRUS  desde março de 2020, o que trouxe muitas mudanças inesperadas em nossas rotinas, seja alternando o isolamento em casa, trabalhando remotamente ou trabalhando fora de casa. Junto com estas mudanças temos alguns FATORES que influenciam diretamente em nossa SAÚDE MENTAL, podendo acarretar em manifestações psicopatológicas. Este texto irá te auxiliar a entender como funcionam estes processos. Os medos mais comuns no primeiro trimestre da pandemia: • DE ENLOUQUECER DEVIDO AO ISOLAMENTO • DE ADOECER E MORRER • DE PERDER AS PESSOAS QUE AMA • DE DESEMPREGO, PERDA FINANCEIRA, PERDA DA SUBSISTÊNCIA • DE SER ESTIGMATIZADO OU SOFRER PRECONCEITO POR ESTAR TRABALHANDO FORA DE CASA • DE FICAR DOENTE E CONTAMINAR OUTRAS PESSOAS • AO PROJETAR SUA SITUAÇÃO FUTURA, PERMEADA POR INCERTEZAS Os sentimentos mais comuns neste período: • IMPOTÊNCIA (TOTAL PERDA DE CONTROLE SOBRE SUA VIDA) • FRACASSO • IRRITABILIDADE CONSTANTE •...